Obesidade e seu Tratamento Clínico

O tratamento da obesidade é complexo e multidisciplinar, sendo que se deve abordar os indivíduos obesos buscando conhecer sobre o problema e a motivação para agir contra os fatores obesogênicos ambientais.

Existem várias opções de tratamento para a obesidade, porém não existe nenhum tratamento em longo prazo que não envolva mudança de estilo de vida. Embora seja possível o uso de medicamentos, a prescrição de dietas de valor calórico muito baixo e a realização de cirurgia, as mudanças de estilo de vida por meio de aumento do conhecimento e técnicas cognitivo-comportamentais são ainda fundamentais. A escolha do tratamento deve ser de acordo com a gravidade do problema e com a presença de complicações associadas.

Para mudança de estilo de vida, pelo fato da obesidade ser uma condição clínica crônica de etiologia multifatorial, o seu tratamento envolve várias abordagens (nutricional, uso de medicamentos anti obesidade e prática de exercícios físicos).

O tratamento da obesidade se inicia com a avaliação do estado nutricional para posterior estimativa das necessidades nutricionais, planejamento do plano de ação em conjunto com o cliente, cálculo do plano alimentar (macro e micronutrientes), desenvolvimento de atividades de educação nutricional e reavaliações periódicas para avaliação da intervenção.

Além dos aspectos nutricionais, é fundamental avaliar os aspectos clínicos para basear a intervenção que será realizada como a presença de doenças, parâmetros bioquímicos, intolerâncias alimentares, uso de medicamentos, hábito intestinal, prática de exercício físico, atividade física diária, presença de transtornos alimentares e tentativas prévias de emagrecimento.

Duração do tratamento
O tratamento da obesidade depende de constante acompanhamento, principalmente na adequação do nível de atividade física e de ingestão de alimento, além de outros fatores, como apoio social, familiar e automonitorização.

É considerado sucesso no tratamento da obesidade quando o indivíduo consegue manter uma redução ponderal clinicamente útil, que resulte em efeitos benéficos sobre doenças associadas, como diabetes tipo 2, hipertensão e dislipidemia.

O acompanhamento e o apoio de profissionais de saúde em longo prazo auxiliam na tendência de aumento de peso após grande redução ponderal.

Desenvolvimento do Plano de Ação Nutricional
O objetivo principal do tratamento da obesidade é reduzir o percentual de gordura corporal para melhora da condição clínica por meio da restrição calórica. Existem vários níveis de restrição calórica:

– Moderada: não inferior a 1200 kcal/dia;
– Baixo valor energético: entre 800-1200 kcal;
– Muito baixo valor calórico: menos de 800 kcal/dia.

É importante que o objetivo do profissional esteja de acordo com o do paciente para melhorar a adesão ao tratamento, pois o cliente pode abandonar o plano por não conseguir atingir o objetivo. Deve ficar claro para o cliente que a meta de emagrecimento será atingida gradualmente.

cirurgia bariátrica passo fundo cirurgia do diabete passo fundo, exobex em passo fundo, tratamento da obesidade,passo fundo RS, tratamento da obesidade e obesidade passo fundo

tratamento da obesidade em passo fundo, exobex passo fundo, cirurgia do diabete passo fundo,

tratamento da obesidade em passo fundo, cirurgia bariátrica passo fundo e região, cirurgia do diabete passo fundo em passo fundo, tratamento da obesidade exobex passo fundo, tratamento da obesidade em passo fundo rs, tratamento da obesidade, para passo fundo e região, tratamento da obesidade para passo fundo e região obesidade passo fundo de tratamento da obesidade em passo fundo, cirurgia bariátrica passo fundo e região, cirurgia do diabete passo fundo em passo fundo, tratamento da obesidade exobex passo fundo, tratamento da obesidade em passo fundo rs, tratamento da obesidade,para passo fundo e região, tratamento da obesidade para passo fundo e região obesidade passo fundo de tratamento da obesidade em passo fundo, cirurgia bariátrica passo fundo e região, cirurgia do diabete passo fundo em passo fundo, tratamento da obesidade exobex passo fundo, tratamento da obesidade em passo fundo rs, tratamento da obesidade, para passo fundo e região, tratamento da obesidade para passo fundo e região obesidade passo fundo de tratamento da obesidade em passo fundo, cirurgia bariátrica passo fundo e região, cirurgia do diabete passo fundo em passo fundo, tratamento da obesidade exobex passo fundo, tratamento da obesidade em passo fundo rs, tratamento da obesidade, para passo fundo e região, tratamento da obesidade para passo fundo e região obesidade passo fundo de tratamento da obesidade em passo fundo, cirurgia bariátrica passo fundo e região, cirurgia do diabete passo fundo em passo fundo, tratamento da obesidade exobex passo fundo, tratamento da obesidade em passo fundo rs, tratamento da obesidade, para passo fundo e região,tratamento da obesidade para passo fundo e região obesidade passo fundo de tratamento da obesidade em passo fundo, cirurgia bariátrica passo fundo e região, criação de sites em passo fundo, tratamento da obesidade exobex passo fundo, tratamento da obesidade em passo fundo rs, tratamento da obesidade, para passo fundo e região, tratamento da obesidade para passo fundo e região

obesidade passo fundo de tratamento da obesidade em passo fundo

obesidade passo fundo de tratamento da obesidade em passo fundo